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Conhecendo o sistema

B
Escrito por Bianca Citera
Atualizado há mais de 3 anos

1. App do funcionário

O aplicativo do funcionário funciona pelo navegador, sem a necessidade de instalar. Ele é acessível através do link: atestado.me

Todas as empresas clientes da Closecare acessam o aplicativo pelo mesmo endereço, mas para enviar o atestado, o funcionário precisa informar seu CPF e Data de Nascimento, pelos quais faremos a busca pela empresa em que ele trabalha.

1.1 Cadastro do atestado

Se o funcionário for enviar apenas a foto do atestado:

  1. Acessar o link https://atestado.me pelo celular.

  2. Digitar seu CPF e sua data de nascimento.

  3. Aceitar o termo de que as informações fornecidas são verdadeiras.

  4. Indicar como é seu atestado (em papel ou digital pdf)

  5. Tirar uma foto do atestado ou inserir o arquivo do atestado já salvo (imagem ou PDF)

  6. Digitar a data do atestado

  7. Digitar e-mail e/ou telefone de contato para receber os detalhes do andamento do atestado

Se o funcionário for enviar a foto do atestado e preencher todas informações do atestado:

  1. Acessar o link https://atestado.me pelo celular.

  2. Digitar seu CPF e sua data de nascimento.

  3. Aceitar o termo de que as informações fornecidas são verdadeiras.

  4. Indicar como é seu atestado (em papel ou digital pdf)

  5. Tirar uma foto do atestado ou inserir o arquivo do atestado já salvo (imagem ou PDF)

  6. Responder as perguntas do chat sobre o atestado

As perguntas do chat estão abaixo, como referência:

  • Data de início do atestado

  • Horário de início do atestado se houver

  • Tempo de afastamento no atestado está em dias, horas ou há a indicação de data do retorno

  • Quantos dias de afastamento

  • Qual o nome da clínica/hospital onde foi atendido

  • CID-10 (código da doença), se houver

  • Tipo de profissional que realizou o atendimento

  • Número do registro profissional de saúde

  • Estado de origem do profissional de saúde

  • Confirmação do nome do profissional

  • Selecionar o tipo de documento (atestado, declaração, acompanhamento, doação de sangue...) - os tipos podem variar de acordo com a empresa

  • E-mail e/ou telefone de contato para receber os detalhes do andamento do atestado

1.2 Notificações por SMS e e-mail

Após enviar o atestado, o funcionário receberá mensagens via SMS e/ou e-mail para acompanhar o andamento. As mensagens contém informações sobre o estado do atestado (recebido, aprovado, reprovado, encaminhamento) e um link para acessar mais informações e a imagem do atestado enviado.

Exemplo de mensagens SMS e e-mail enviadas

As mensagens enviadas aos funcionários são:

Momento

SMS

E-mail

Envio do atestado

Closecare: Oi, recebemos seu atestado! Para acompanhar, acesse: https://atestado.me/a/XXXX

Aprovação

Closecare: Seu atestado foi APROVADO! Se tiver duvidas, contate o RH da sua empresa. Mais detalhes: https://atestado.me/a/XXXX

Reprovação

Closecare: Seu atestado foi REPROVADO! Se tiver duvidas, contate o RH da sua empresa. Para saber o que aconteceu, acesse: https://atestado.me/a/XXXX

Encaminhamento ao ambulatório

Closecare: Para validar seu atestado, procure o AMBULATORIO da sua empresa nas proximas 24 horas. Se tiver duvidas, fale com o RH.


2. Painel de gestão

Os atestados enviados pelo aplicativo são gerenciados através do Painel de Gestão Closecare, acessado através do link: app.closecare.com.br

A interface do painel está dividida nos seguintes componentes:

  1. Menu lateral: Contém os atalhos para todas telas do sistema

  2. Botão de ajuda: Abre uma conversa direta com o suporte da Closecare

  3. Conteúdo principal: Ao navegar no menu lateral, essa parte da tela abriga o conteúdo da página.

* Para acessar o Painel de gestão, é necessário ter uma conta criada. Se você ainda não possui uma conta, fale com o responsável pela contratação do sistema em sua empresa. Ou entre em contato com o suporte Closecare pelo e-mail [email protected]

2.1 Lista de atestados

Cada atestado cadastrado, via aplicativo ou pelo painel de gestão, segue um fluxo dentro do sistema. O fluxo completo é:

Digitalizar → Pendentes → Aprovados → Recusados

Este fluxo está visível na tela "Lista de atestados" do menu lateral. A parte de cima da tabela de dados é composta por 4 abas, que filtram os atestados de acordo com cada "etapa":

  1. Digitalizar: Se a empresa optou pelo modelo "cadastro simplificado" no app do funcionário, os atestados chegam nessa etapa apenas com a foto do documento, sem informações digitalizadas. A digitalização fica a cargo da Closecare ou de equipe interna da empresa

  2. Pendentes: Se a empresa optou pelo cadastro simplificado, o atestado chega nessa etapa após ter suas informações digitadas. Mas se a empresa usa o app do funcionário no modo "chat completo", o próprio funcionário já informou os dados do atestado no cadastro, então ele chega direto nessa etapa.

  3. Aprovados: Inclui os atestados que passam nas regras de aprovação automática ou que são aprovados manualmente pelo painel de gestão

  4. Recusados: Inclui os atestados recusados por regras automáticas ou manualmente pelo painel de gestão.

Cada etapa possibilita ações diferentes, detalhadas abaixo:

2.1.1 Aprovando/reprovando atestados (aba PENDENTES)

Se você quer fazer a aprovação/reprovação de atestados, clique na aba “Pendentes” para ver os atestados aguardando avaliação. Clique no botão “Analisar” do lado direito de cada atestado da lista para ver os detalhes do atestado. Analise as informações do atestado e conclua em “APROVAR” ou “NÃO APROVAR”. Se decidir pela não aprovação, inclua o motivo da reprovação. ATENÇÃO: Este motivo será enviado ao funcionário via SMS e/ou email.

Dependendo da sua permissão, você vai poder ver e avaliar atestados identificados com a TAG “AMBULATÓRIO”. Essa tag indica os atestados em que foi solicitado que o funcionário compareça ao ambulatório da empresa para uma avaliação pessoal do atestado. Apenas usuários com permissão específicas podem aprovar ou recusar atestados com essa tag.

Você também pode filtrar apenas os atestados com essa tag no botão de Filtros (explicado mais para frente nesse manual)

Na lista “Aprovados” estarão todos os atestados aprovados através das regras automáticas de aprovação e também os atestados que foram aprovados manualmente. Enquanto que na aba "Recusados" estarão os atestados não aceitos. Ao clicar no botão do lado esquerdo, na coluna “detalhes”, você poderá visualizar rapidamente todas as informações de cada atestado. Do lado direito estão ações de editar e remover o atestado (se você tiver permissão para isso).

Imagem da lista de aprovados

Se um atestado for identificado com rasura no momento da digitação, edição ou cadastro, uma tag RASURADO irá aparecer na lista. Ao ver os detalhes do atestado, serão indicados os locais onde foi identificada rasura.

2.1.2 Filtro de atestados

Logo acima da tabela, no botão azul "Filtros", você poderá realizar buscas em todas as listas (Digitalizar, Pendentes, Aprovados e Recusados) por vários critérios, como nome e CPF do funcionário, quantidade de dias e etc.

2.2 Exportar atestados

No canto superior direito da lista de atestados, no botão "Exportar", você pode exportar os atestados APROVADOS no formato CSV, para importação em outros sistemas ou manipulação no Excel. Basta escolher o tipo de data e o intervalo a ser filtrado e aceitar o termo de responsabilidade. O arquivo será baixado em seguida.

O "tipo de data" pode ser:

  • Início do afastamento
    Essa é a data inicial do atestado e independe de quando o atestado foi cadastrado no sistema.

  • Cadastro/atualização
    Essa é a data registrada quando o atestado foi enviado/cadastrado/atualizado no sistema. Se um atestado de afastamento 1 ano atrás for editado no painel ontem, sua data de cadastro/atualização é ontem.


3. Cadastro manual de atestados

Mesmo que sua empresa utilize o aplicativo de funcionário para receber os atestados, em algumas ocasiões é necessário cadastrar ou editar atestados pelo painel de gestão. Para cadastrar um novo atestado, clique na opção "Cadastrar atestado" no menu lateral. Uma tela como a abaixo irá abrir:

A página é dividida em duas partes, sendo o lado esquerdo para envio da imagem ou PDF do atestado e o lado direito para a digitação das informações. Comece a digitar o atestado buscando pelo funcionário e escolhendo-o na lista da busca. Em seguida preencha os campos do formulário. Informações obrigatórias estão indicadas com um * e no caso de não preenchimento, mensagens de erro aparecerão nos campos incorretos.

Ao editar um atestado existente, a tela irá se abrir já com as informações preenchidas. Basta editar o que for necessário e salvar. Dependendo da sua permissão, você terá a opção de salvar o atestado como Aprovado/Recusado ou Automático. No automático, o atestado será processado pelas regras automáticas e irá para validação manual caso seja necessário, assim como atestados cadastrados via aplicativo.


4. Página de Ações

Se o seu perfil de usuário permite acesso ao relatório de Ações, clique em “Ações” no menu lateral e tenha acesso a lista de atestados vigentes com indicação de quais casos devem ser encaminhados ao INSS, quais atestados possuem CID-10 que incide no NTEP de sua empresa e os atestados dos últimos 60 dias dos funcionários com atestados vigentes.

Apenas são exibidos nessa tela os funcionários que tem algum atestado vigente no momento. São considerados alguns critérios de relacionamento entre CIDs para agrupar atestados possivelmente relacionados e, caso esses atestados somem mais do que 15 dias ou incluam CIDs com incidência de NTEP, ícones indicarão essa situação na tabela. Clicando em "Mais detalhes", é possível ver a lista de atestados médicos que foram considerados relacionados.

IMPORTANTE: A "soma de dias" na tabela pode não refletir exatamente a soma dos atestados individuais listados, pois pode haver sobreposição entre esses atestados. Essa sobreposição é calculada pelo sistema para que seja exibido o intervalo de afastamento mais próximo do real.


5. Relatórios e Métricas

Para visualizar os relatórios de métricas do seu perfil, entre no menu lateral e escolha o relatório desejado. Alguns perfis apresentam visão geral e outros possuem dados de saúde, sensíveis e sigilosos. Estas métricas permitirão que você tenha uma visão estratégica sobre os dados para ações de saúde específicas.

Os relatórios são customizados para cada empresa e por isso não entraremos em detalhes de cada um nesse manual. Um manual específico será oferecido com esse conteúdo conforme necessidade.

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